Hoje, quarta-feira (12/01) vai ser dada a largada para a grande Festa em homenagem ao Padroeiro São Sebastião. Esse festejo tradicional que faz parte do calendário do município de Camacan e ano a ano vem sendo realizado de uma forma mais organizada. A Festa se estenderá até o dia 20, data do padroeiro.
Liderados pelo Pe. Josafá, a Comissão Organizadora, que ainda conta com a dedicação de Paulo César, Branco, Barreto, entre tantos outros, buscam fazer que a cada nova festa o povo se aproxime mais de Deus..
São Sebastião (França, 256 d.C. — 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).
História
De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal - a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado em 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.O bárbaro método de execução de São Sebastião fez dele um tema recorrente na arte medieval - surgindo geralmente representado como um jovem amarrado a uma estaca e perfurado por várias setas (flechas); de resto, três setas, uma em pala e duas em aspa, atadas por um fio, constituem o seu símbolo heráldico.
Tal como São Jorge, Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge na Baixa Idade Média, designadamente nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. Embora os seus martírios possam provocar algum ceticismo junto dos estudiosos atuais, certos detalhes são consistentes com atitudes de mártires cristãos seus contemporâneos.
Festejos em homenagem a São Sebastião
No Brasil, ele é celebrado com festas e feriados no dia 20 de janeiro como padroeiro de várias cidades:
- Pará: Altamira e Parauapebas.
- Bahia: Alcobaça, Caravelas, Itambé, Trancoso e Maraú (No sul do estado a festa também é chamada de Cavalhada).
- Minas Gerais: Andrelândia, Montes Claros, Alpinópolis, Andradas, Cruzília, Coronel Fabriciano, Brumadinho, Leopoldina, Bom Jardim de Minas, Lagoa Dourada, São Sebastião do Paraíso Papagaios,Curral Moreira/Belo Vale e Pedralva.
- Estado de São Paulo: São Sebastião, Andradina, Cajamar, Coroados, Valinhos, Ibiúna, Suzano, Porto Ferreira, Presidente Prudente Borborema e Ribeirão Preto.
- Pernambuco: Caruaru, Jataúba, Limoeiro, Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim, Ouricuri e Lagoa de Itaenga.
- Paraná: Paranavaí , Sengés , Jacarezinho , Andirá e Rio Branco do Sul .
Em Portugal, há comemorações semelhantes em Santa Maria da Feira, na conhecida Festa das Fogaceiras, a maior festa do conselho, a cargo da Câmara Municipal. Comemora-se ainda, em várias localidades do concelho de Mirandela, entre outras, no Bairro de S. Sebastião (no segundo Domingo de Setembro), em Cabanelas (no dia 20 de Janeiro), em Vale de Prados (no terceiro Domingo de Janeiro). É Santo Padroeiro de Vale de Juncal, do mesmo concelho, cujas festividades seculares ocorriam no primeiro Domingo de Fevereiro de cada ano.
VEJA AGENDA DE SHOWS
12/01 - QUARTA-FEIRA VOZ E VIOLÃO COM O CANTOR SHEBA |
13/01 - QUINTA-FEIRA SHOW COM RENOVA SAMBA VOZ E VIOLÃO COM CRISTIANO E ALAN |
14/01 - SEXTA-FEIRA SHOW COM ACORDES SIMPLES |
15/01 - SÁBADO SHOW COM DIEGO SCHAUN 16/01 - DOMINGO SHOW COM PAGODE DESKONTRAÇÃO 19/01 - QUARTA-FEIRA SHOW COM A BANDA SONDBOM |
15/01 - QUARTA-FEIRA SHOW COM A BANDA DOMINUS 17, 18 E 20/01 SHOW DE CALOUROS |